• Home >
  • O Município >
  • Dados Gerais

Dados Gerais

Dados Geográficos

Localização

O Município de Presidente Lucena está localizado na Microrregião Colonial da Encosta da Serra, distante 65 km de Porto Alegre. Com uma área territorial de 49,72 km², é formado, além da Sede Municipal, pelas localidades de Linha Nova Baixa, Nova Vila, Picada Schneider, Morro do Pedro e Arroio dos Ratos. Presidente Lucena limita-se com os municípios de Picada Café (ao norte), Morro Reuter (ao leste), Ivoti e Lindolfo Collor (ao sul) e São José do Hortêncio(ao oeste).

Relevo

O relevo do município é constituído de:

  • Zonas altas, representadas por morros arredondados de altitudes que variam de 200 a 500 metros, que são os primeiros degraus da Serra Geral. As maiores elevações localizam-se principalmente na parte leste do município e a altitude máxima chega a 595 metros. Em certos trechos, o relevo acidentado dificulta a abertura e conservação de estradas;
  • Zonas baixas, formadas pelas planícies, situadas mais ao oeste do município, em direção ao Rio Cadeia, com áreas a apenas 20 metros acima do nível do mar, o que possibilita a mecanização na agricultura.

Geologia

Quanto à geologia, é uma área de transição, uma vez localizando-se na aba da Serra Geral, possui ora regiões de rochas areníticas, próprias da chamada “Depressão Central”, ora rochas basálticas, típicas do “Planalto Rio-grandense”.

Hidrografia

A hidrografia é formada pelos seguintes cursos d’água: Rio Cadeia e Arroios Veado, Serraria e dos Ratos e seus afluentes. Vale destacar que, embora o Município de Presidente Lucena faça parte da Região do Vale do Rio Paranhana, mais pela identidade socio-cultural e econômica, no que se refere à hidrografia, pertence à Bacia do Rio Caí.