Notícia

Domingo, 26 de janeiro de 2020

COLETA SELETIVA

Presidente Lucena passa a ter coleta seletiva de lixo.

          A partir de 27 de janeiro de 2020, Presidente Lucena passa a dispor do serviço de coleta seletiva. Num primeiro momento o serviço se restringe à Sede do Município, porém com o desenvolvimento esse serviço deverá se estender também às localidades.


          Com isso haverá mudanças na coleta do lixo. Em segundas e sextas-feiras a coleta será somente na Sede e em quintas-feiras será nas localidades e na Sede.


          A coleta do lixo nas localidades de Morro do Pedro, Picada Schneider e Vila Rica passa a ser realizada em quintas-feiras. A Administração solicita a colaboração da população destas localidades para que não depositem o lixo na rua em segundas-feiras. 


          A Prefeitura está fazendo sua parte para que Presidente Lucena preserve o meio ambiente e se desenvolva de forma organizada e responsável. É importante que cada cidadão e cidadã desse nosso Município reflita sobre seu papel na sociedade e colabore na separação do lixo.


          É classificado como lixo orgânico: cascas de frutas, restos de alimentos, pequenas partes de plantas (todo lixo de origem biológica). O lixo seco é composto por papel, metais, plástico e vidro (lembrando que o vidro deve ser descartado dentro de caixa de papelão devidamente identificado de forma a evitar que garis e funcionários que trabalham na triagem acabem se machucando). Para tornar possível melhor aproveitamento do lixo seco é importante que as embalagens estejam vazias para que na hora da prensa no caminhão, líquidos não sujem o material que pode ser reciclado. É importante que a comunidade faça sua parte separando corretamente o lixo e depositando-o na rua conforme o tipo de recolhimento. Cada um é responsável pelo que produz e o destino que dá a seu lixo. Seja consciente e mostre que você deseja ver Presidente Lucena limpa e contribuindo pra preservação do meio ambiente. Fraldas descartáveis e papel higiênico usado não deve ser misturado com o resto do lixo. Esse lixo não passa pelo processo de triagem, sendo encaminhado diretamente ao aterro sanitário. Lâmpadas fluorescentes, pilhas e embalagens de agrotóxicos não devem ser colocadas junto ao lixo. Esses materiais devem ser devolvidos ao local de compra. Materiais como ferro, móveis, eletroeletrônicos e demais produtos classificados como lixo categoria B não devem ser colocados junto ao lixo que é recolhido semanalmente. Esses materiais devem ser colocados no container que a Prefeitura disponibiliza a cada 3 meses junto a Secretaria de Obras. Período de disponibilidade do container: primeira semana dos meses de abril, julho e outubro de 2020.