23/03/2021 Secretaria da Fazenda e Planejamento

COLETA SELETIVA PASSA A SER REALIZADA EM TODO MUNICÍPIO

Presidente Lucena passa a ter coleta seletiva de lixo em todo Município a partir de 31 de março de 2021.

A partir de 27 de janeiro de 2020, Presidente Lucena passou a dispor do serviço de coleta seletiva na Sede e a partir de 31 de março de 2021 passará a oferecer o serviço em todo Município.

Com isso haverá algumas mudanças de dia e horário na coleta do lixo.

- Lixo Seco: Em terças-feiras, em todo Município. O recolhimento será iniciado às 7hrs em Linha Nova Baixa e após Nova Vila, Morro do Pedro, Picada Schneider, Vila Rica, Arroio dos Ratos e Centro.

- Lixo Orgânico: Em sextas-feiras, em todo Município. O recolhimento será iniciado às 7hrs em Linha Nova Baixa e após Nova Vila, Morro do Pedro, Picada Schneider, Vila Rica, Arroio dos Ratos e Centro.

- Lixo Orgânico: Em segundas-feiras, em Nova Vila, Centro e Arroio dos Ratos. O recolhimento será iniciado ao meio dia junto ao Pórtico em Nova Vila e após no Centro e Arroio dos Ratos.

A Prefeitura está fazendo sua parte para que Presidente Lucena preserve o meio ambiente e se desenvolva de forma organizada e responsável. É importante que cada cidadão e cidadã desse nosso Município reflita sobre seu papel na sociedade e colabore na separação do lixo.

É classificado como lixo orgânico: cascas de frutas, restos de alimentos, pequenas partes de plantas (todo lixo de origem biológica). Também é recolhido com o lixo orgânico: Fraldas descartáveis e papel higiênico usado, porém não deve ser misturado com o resto do lixo. Esse lixo não passa pelo processo de triagem, sendo encaminhado diretamente ao aterro sanitário.

O lixo seco é composto por papel, metais, plástico e vidro (lembrando que o vidro deve ser descartado dentro de caixa de papelão devidamente identificado de forma a evitar que garis e funcionários que trabalham na triagem acabem se machucando). Para tornar possível melhor aproveitamento do lixo seco é importante que as embalagens estejam vazias para que na hora da prensa no caminhão, líquidos não sujem o material que pode ser reciclado.

É importante que a comunidade faça sua parte separando corretamente o lixo e depositando-o na rua conforme o tipo de recolhimento. Cada um é responsável pelo que produz e o destino que dá a seu lixo. Seja consciente e mostre que você deseja ver Presidente Lucena limpa e contribuindo pra preservação do meio ambiente.

Lâmpadas fluorescentes, pilhas e embalagens de agrotóxicos não devem ser colocadas junto ao lixo. Esses materiais devem ser devolvidos ao local de compra.

Materiais como ferro, móveis, eletroeletrônicos e demais produtos classificados como lixo categoria B não devem ser colocados junto ao lixo que é recolhido semanalmente. Esses materiais devem ser colocados no container que a Prefeitura disponibiliza a cada 3 meses junto a Secretaria de Obras. Período de disponibilidade do container: primeira semana dos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro de 2021.