Portal Destaque Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
07/03/2016
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Semana é de aplicação de inseticida para combater o borrachudo no município

São cerca de 100 pontos de aplicação em córregos e riachos. Procedimento realizado periodicamente, fez com que o inseto fosse controlado no município!

Presidente Lucena – Nesta segunda-feira, 07 de março, a equipe da Secretaria de Obras e Vigilância Sanitária, trabalha na aplicação de inseticidas, para combater o inseto “Simulium Pertinax”, popularmente conhecido como “Borrachudo”. De acordo com o Secretário de Obras, Agenor Eloir Schmidt (o Ilo), cerca de 10 litros do inseticida BTI são aplicados em todos os córregos e riachos do município. “Hoje temos cerca de 100 pontos, onde é aplicado este inseticida, e para realizar o procedimento, precisa-se de uns quatro dias de clima seco e ensolarado”, argumentou. A aplicação do inseticida é realizada periodicamente, a cada três semanas. “Estudamos e mapeamos bem todos os pontos no município, e a aplicação periódica, fez com que controlássemos a proliferação do inseto em Presidente Lucena”, acrescentou Ilo. O BTI (Bacillus Turinghiensisvar Israelensis), é um larvicida biológico, que atinge apenas as larvas do mosquito, sem causar danos ao meio ambiente e ao aplicador. 

\r\n

CURIOSIDADES SOBRE BORRACHUDO

\r\n

Os borrachudos são insetos pequenos, que podem passar despercebidos no momento da picada, pois ela não é muito dolorosa, porém fica sempre marcada por um ponto vermelho. Rapidamente, depois da picada, segue-se uma forte irritação com coceira, dor e inchaço. A reação pode variar de indivíduo para individuo, dependendo do grau de alergia. A proliferação atinge um nível grave quando o inseto encontra alimento farto e sem predadores naturais, ou seja, a causa da formação de qualquer praga. No seu caso, basicamente, a grande proliferação do borrachudo decorre do desequilíbrio ecológico causado pela drenagem de efluentes (esterco) nos cursos de água, matando os peixes, predadores naturais, responsáveis por manter o equilíbrio do meio ambiente. Aliado a este fato, a caça indiscriminada, desmatamento das margens de rios e riachos e uso excessivo de agrotóxicos, potencializaram os problemas com o inseto. 

\r\n

O QUE FAZER SE FOR PICADO?

\r\n

Nunca espremer, para evitar infecção local. Limpar bem o local com solução de álcool a 5%. Para diminuir o desconforto, usar loção Lanette com cânfora e mentol, e em caso de infecções secundárias, febre e outras manifestações, procurar atendimento médico.

\r\n

FOTO: Cleiton Kunz e Fernando Trautenmuller, funcionários da Prefeitura, aplicando o inseticida em um córrego na localidade de Vila Rica.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé